No dia 23/10/2020 fizemos a doação dos óculos para um cliente muito especial. Inspirados pela história de superação e luta, a Ótica A Especialista patrocinou uma consulta com oftalmologista e confeccionou os óculos do Pablo Souza de Morais, morador de São José dos Pinhais, integrante da equipe Chute Boxe, faixa roxa de Jiu-Jitsu e campeão do torneio da Confederação Brasileira de Jiu-jitsu Esportivo em 2018 em sua categoria.
Apesar da trajetória vitoriosa, Pablo ficou entre a vida e a morte em 2006, quando aos 10 anos de idade teve diagnosticada uma doença cerebral chamada encefalomielite, que causa uma inflamação grave no cérebro, podendo causar convulsões e morte. Ficou em coma por 42 dias, tendo várias paradas cardíacas e caso sobrevivesse, os médicos já haviam avisado a família que Pablo não enxergaria ou não voltaria a andar mais.
Mas a vontade de viver foi mais forte, com muita fé e tratamento, Pablo venceu a doença. Após tratamento o jovem ficou com sequelas, como algumas limitações (paralisação do corpo). Durante a reabilitação, os movimentos das pernas e braços voltaram, mas ainda era difícil caminhar, segurar objetos e enxergar. “Fiquei com aproximadamente 40% de visão no olho esquerdo e 75% no olho direito”, conta o rapaz que, mesmo com as dificuldades, retomou os estudos e foi apresentado ao Jiu-Jitsu, pelo irmão mais velho – Hélio Souza de Morais, falecido em 2018 – que o convidou para uma aula experimental.
O Jiu-jitsu foi fator primordial na recuperação dos movimentos do corpo, os alongamentos realizados durante as aulas e os movimentos desenvolvidos, auxiliaram na reabilitação e, em seis meses, Pablo já percebia melhora.
Segundo o Sensei e atleta profissional Everson Rocha, bicampeão brasileiro da modalidade, o jovem tem o talento e força de vontade para isso. “Ele é um dos primeiros a chegar na aula e um dos últimos a sair da academia. Chega motivado, dá risada e se destaca nos treinos”, afirma o professor, que já acompanhou as primeiras conquistas do aluno. “O Pablo disputou o campeonato da Confederação Brasileira de Jiu-jitsu Esportivo em 2018 e foi campeão. A evolução dele foi muito grande e, com certeza, se destacará”.
No entanto, o jovem atleta ainda precisa de patrocínio para participar de torneios e espera pelo apoio de empresários. “Ele quer muito lutar um torneio de Abu Dhabi, que é só de paratletas. Esperamos que ele consiga patrocínio para isso e mostre sua evolução com grandes resultados”, finaliza Rocha.
Interessados em patrocinar o jovem podem entrar em contato pelo telefone (41) 99523-1150 ou pelo e-mail janete_desouza@hotmail.com.