Nessa estação caracterizada pelo clima seco e pela baixa umidade do ar, temos uma maior incidência de casos de alergia nos olhos, conjuntivite e a síndrome do olho seco. Com o frio mais intenso que temos na região Sul, situação que favorece o aumento dessas doenças e exige um cuidado redobrado.
Precisamos ficar atentos aos sinais de alergias e conjuntivite, elas acometem os olhos ou as estruturas próximas a ele, como as pálpebras. Na maioria dos casos, as alergias oculares são causadas por poeira, fumaça, ácaros, etc. Também temos que ficar atentos aos sintomas como a vermelhidão, ardor e secreção, assim procurando um oftalmologista o mais rápido possível para que o mesmo identifique seu problema e indique o tratamento adequado.
A síndrome do olho seco, que costuma atingir pessoas que ficam mais em lugares fechados e com ar condicionado, isso porque os olhos tendem a ficar mais secos nesses lugares sem a circulação do ar e com muitas horas em frente ao computador, trata-se de uma síndrome crônica caracterizada pela diminuição da produção de lágrima ou deficiência em alguns de seus componentes, ou seja, pouca quantidade ou má qualidade de lágrima. Entre os sintomas estão ardor, irritação, sensação de areia nos olhos, dificuldades para ficar em lugares com ar-condicionado ou em frente ao computador, olhos embaçados ao final do dia, coceira, vermelhidão e sensibilidade à luz. Para quem usa lentes de contato devem ficar mais atentos. Usar lubrificantes e colírios pode evitar essa síndrome, mas sempre sob prescrição médica.
Muitas pessoas pensam que em dias nublados e de frio não são necessários o uso dos óculos de sol, mas nesses dias há incidência de raios solares. Não podendo descuidar da proteção dos olhos. A proteção necessária indicada seria usar lentes que tenham a proteção UVA e UVB tanto em óculos solares, como em óculos de grau.
Precisamos ter cuidados como:
- Higienizar sempre as mãos;
- Não levar as mãos aos olhos;
- Evitar ficar em lugares fechados;
- Usar colírios e lubrificantes (sempre sob prescrição médica);
- Umedecer o ambiente;
- Não compartilhar objetos (maquiagens, óculos).
Venha para uma de nossas lojas conferir as lentes com a proteção indicada.
Óticas A Especialista, sempre cuidando de você!